terça-feira, 3 de junho de 2014

Passeio até a Ilha Sapeca




Nada mais certo que fazer o primeiro post do blog com o relato da travessia de estréia do meu caiaque.

Quem assiste ao video que "upei" pro Youtube sem ler a descrição, pode pensar que a travessia foi um "mar de rosas". Na realidade houveram alguns contratempos.


 Saímos da praia do Corumbé. A ilha Sapeca fica por volta de 3 Km dessa praia. Apesar do dia estar muito bonito e com clima favorável, eu estava um pouco apreensivo. Era o primeiro teste de tudo (caiaque, motor, suporte etc) e no mar....e com minha namorada que nunca havia subido num caiaque! Mas após alguns minutos navegando fiquei tranquilo. Estava satisfeito com o desempenho e estabilidade do barco, então descontraí e fiquei só curtindo o visual enquanto a Marcia fazia alguns videos.


Já havíamos completado aproximadamente 2/3 do caminho quando o motor morreu. Tentei descobrir na hora o que havia de errado mas não consegui, estava aparentemente tudo ok. Como estava decidido a ir e voltar sem precisar remar, fiquei uns 5 minutos tentando fazê-lo funcionar e nada. Abri o tanque pra ver se havia alguma sujeira na gasolina, não consegui ver direito...estava de joelhos no assento, me equilibrando e tentando não virar o caiaque, que já balançava razoavelmente devido às marolas. Fechei, tentei mais uma puxada na cordinha, duas, na terceira o motor pegou. Maravilha! A alegria durou pouco, engatei a marcha, acelerei e....não saímos do lugar. O hélice não girava, ficava apenas fazendo um monte de bolhas. Na hora tive certeza que era o pino que havia quebrado, e lamentei pois não tinha nenhum de reposição. O jeito foi desligar o motor e seguir o trajeto a remo.


 Estragou um pouco "o barato" mas não desanimamos. Decidimos ir até a ilha e depois voltaríamos até Corumbê no braço mesmo. Quando estávamos a uns 100 metros da prainha da Sapeca fiz mais uma tentativa no motor. Pegou de primeira, engatei e a hélice girou (êba!). Só pra testar resolvi dar uma volta completa na ilha. Me arrependi disso logo depois. Chegando do outro lado o mar estava todo mexido, com marolas altas e desencontradas, além de haver uma "parede" de pedras e parcéis no nosso caminho. Não sabia por onde passar! Após alguns segundos de hesitação, finalmente achamos uma passagem e conseguimos retornar à prainha da ilha.


Ancorei e desembarcamos. Demos uma volta pela ilhota, que apesar de pequena é muito bonita. Um verdadeiro paraíso tropical. Mas como já havia perdido um pouco da confiança no motor e comecei a sentir um vento mais forte entrando, decidimos não ficar muito por lá.


Subimos no caiaque, dei a partida e foi só alegria: tudo funcionou. No trajeto de retorno ao continente (video nesse post), o vento, que aumentou de intensidade, fez as ondas crescerem. Mas o caiaque continou mostrando-se bem estável, inclusive ao surfar descendo as ondas, que iam na mesma direção.


Chegando em Corumbê o motor morreu......e não quis mais saber de pegar. Na hora não consegui descobrir a causa e fiquei, teimosamente, tentando fazê-lo funcionar. Fui dormir com o braço doendo de tanto puxar a bendita cordinha....



Assista ao video:






Nenhum comentário:

Postar um comentário