terça-feira, 18 de agosto de 2015

Paraty-Mirim e Saco do Fundão


    
   Resolvemos ir dar umas remadas em Paraty-Mirim. Bateu a vontade depois que vimos algumas fotos em um catálogo turístico. 
   Já tinha passado por lá uma vez mas foi um pouco decepcionante....o tempo estava chuvoso e o rio que desemboca na praia, barrento, turvando completamente as águas da orla.

   Desta vez não houve decepção. Longe disso, foi só alegria! Mesmo quando o rio transbordou e cobriu a estrada, nos impossibilitando de ir embora rs....




    Aprontamos o carro para a "expedição": caiaque, barraca, etc e fomos meio que "na louca", ou seja, sem saber onde pernoitaríamos. Tinha visto na internet que lá há o "Camping do Mineiro", mas ao chegarmos não encontramos nem o camping, muito menos o mineiro....todavia encontramos o camping do Jesus, um senhorzinho simpático e bastante atencioso.
    O camping é bom, tem eletricidade, banheiro com água quente e estava vazio. 


Nossa casa de campo rs


   No primeiro dia acordamos, tomamos café e fomos direto para a praia. Pusemos o caiaque na água e saímos remando em direção à esquerda. Atravessamos a desembocadura do rio Paraty-Mirim e rapidamente fomos surpreendidos pela clareza e bonita tonalidade das água. Irresistível não dar um mergulho....ficamos por um tempo nadando e testando o estojo estanque que comprei pra minha nikonzinha.

   Novamente no caiaque, remamos atá o fim da praia e contornamos a ponta, andentrando o Saco do Fundão, com a Ilha da Cotia à nossa direita. Remamos mais uns 100 metros e encontramos uma área de menor profundidade. Aí pudemos fazer alguns mergulhos com máscara e esnorquel. Lugar muito bonito, olha a cor da água:



  Entramos depois um pouco mais no Saco do Fundão, mas repentinamente o tempo virou e o vento aumentou....bateu um frio e resolvemos voltar para o camping.

   Embarracamos e não pudemos mais sair até o dia seguinte. Choveu sem parar a tarde e noite que seguiram.


Ilhados em terra firme

   Havíamos combinado de ir embora pela manhã, mas ao acordarmos ficamos sabendo que isso não seria possível. Devido à intensa chuva o nível do rio subiu muito, inundando a estrada.....resultado: ninguém entra ou sai de Paraty-Mirim a não ser de barco.




   O fato de termos ficado presos lá só ajudou, pois resolvemos fazer algo que não estava na programação e acabou sendo um dos pontos altos da trip: remar mangue adentro no rio Paraty-Mirim. Segue o video:




     Chegando na praia pelo rio:





 Conclusão: a trip foi show, porém não tivemos tempo pra fazer tudo o que gostaríamos....com certeza voltaremos pra conhecer melhor o Saco do Fundão e a Ilha da Cotia. 






Até a próxima!





2 comentários:

  1. A região é lindísima mesmo!! Belo passeio!! Recomendo também a Vila de Tarituba, dá prá chegar de carro. Fica uns 30 km prá frente de Paraty. Vila de pescadores com infraestrutura prá turista, sem perder o 'rústico caiçara'. Dá prá navegar de caiaque bastante!!
    E Ubatuba também, é claro!!
    Abraço e bons ventos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Cmte. Ricardo!! Relmente é um belo lugar, vale a pena conhecer. Obrigado pela dica (de Tarituba). Já tinha ouvido falar mas nunca fui. Próxima vez que for pra Paraty iremos lá dar uma conferida! Valeu!! Abraço!

      Excluir