terça-feira, 19 de maio de 2015

QUASE PERRENGUE



       Travessia da Praia do Pontal (Paraty / RJ) à Ilha Sapeca num barco à remo. Distância: aprox. 6 Km

  Mais um post que tem minha adorada Paraty como cenário. 

     Essa é do túnel do tempo. Um "quase" perrengue ocorrido a vários anos atrás:

    Férias, dois dias antes do Natal, já de saco bem cheio do Ibirapuera e da Av. Paulista, propus ao meu amigo Julio irmos à Paraty e voltarmos pra Sampa ainda a tempo de passarmos as festividades com nossos familiares. Ele topou e lá fomos nós. 

  No dia seguinte, comentei com o Julio que seria legal se pudéssemos dar umas remadas por ali e ele concordou. Foi aí que vimos o barquinho ancorado no canto esquerdo da praia. Não perdemos tempo. Achamos o proprietário e fizemos uma proposta de locação que foi prontamente aceita.... 

 - Show! Vamos remar! 

  Compramos uma garrafa de água e embarcamos.

    O clima estava perfeito, sem vento e o mar lisinho. Assim surgiu a idéia (de jerico rs) de ir até "aquela ilha" (cujo nome ainda não sabíamos) na linha do horizonte.





 Na ida foi só alegria. O único inconveniente era que por vezes tínhamos que tirar a água que o barco fazia.  



   Por volta de uma hora depois estávamos no meio da baia, a quilómetros de qualquer margem. Via-se a Igreja de Santa Rita, cartão postal de Paraty, como um pontinho branco lá longe. Mais  meia hora e finalmente chegamos à ilha (do Malvão).

....mas o dono estava ali na praia com sua família. 


  

Então continuamos remando....




   Fomos contornando a ilha do Malvão e logo atrás uma agradável surpresa. Um pequeno oásis "boiando" no meio do mar, um mini paraíso chamado Ilha do Sapê ou Sapeca. 





 Desembarcamos e pouco depois o tempo começou a virar...




  E virou com tudo !!...vento, chuva e mar encarneirado.

  Todos os barcos que lá estavam rapidamente zarparam.

  Ficou evidente que seria bem complicado, pra não dizer impossível, voltarmos pro Pontal naquelas condições. O entardecer avizinhava-se e chegamos à conclusão que teríamos que dormir lá, com quase nada de água doce e desagasalhados...seria uma longa noite.

  Por sorte, depois de algum tempo, apareceu um barqueiro com turistas.

   Perguntamos se podia nos rebocar uma parte do trajeto. E a resposta foi sim! Ufa!!




Rindo da encrenca que nos livramos


  O barqueiro, que seguia para o cais da cidade, nos deixou próximo de onde deveríamos devolver o barco. Nos despedimos e ficamos muito agradecidos, afinal o cara nos livrou bonito.

  Devolvemos o barquinho e fomos tomar umas cervejas pra comemorar. Aliás, motivo não faltava.

-----------------------------------------------------------------------------------

  Irresponsabilidade nossa? Não, acho que foi mais ignorância mesmo. Não passava por nossa imaginação que a tranquila baia de Paraty poderia transformar-se naquele pandemônio. Mas ficou a lição: mar é mar e com mar não se brinca, onde quer que seja. 

  Hoje tento ser mais precavido e não me lanço a travessias sem antes consultar à previsão do tempo, além de usar um relógio com barômetro.

Até a próxima!




2 comentários:

  1. Quem planeja tem futuro. Quem não planeja, tem destino!!
    Já vi a bucólica baía de Paraty transformar-se num 'inferno' digno de Poseidon, em questão de minutos... mas faz parte do aprendizado!! Melhor um mau dia no mar que um bom dia no sofá.....kkkkk
    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Cmte. Ricardo. Por falta de planejamente já tive que encarar o destino algumas vezes. Essa foi uma delas....
    Realmente Paraty é incrível. Há dias em que podemos atravessar aquela baia a nado, no momento seguinte não dá nem de barco, não é?
    kkkkk....quanto a isso pode ter certeza. No mar você sente tudo, menos tédio.
    Abs!

    ResponderExcluir