quarta-feira, 23 de julho de 2014

Estabilidade / Defensas


      

    Descobri na prática algo sobre a estabilidade do caiaque com motor de popa e gostaria de compartilhar com quem está prestes a motorizar seu caiaque.
                
       Quando saio sozinho, o caiaque fica muito estável. O motor contribui para a estabilidade pois a parte que está abaixo da linha d'água faz o papel de lastro e quilha. 
       Também costumo usar um contra-peso na frente, pois o peso concentrado atrás (o meu + o motor) e somado a isso a aceleração, faz com que o caiaque empine muito.

      Com passageiro a coisa muda de figura. Se for uma pessoa alta e pesada então a estabilidade fica seriamente comprometida.


Obs.: Capotagem em caiaque é uma coisa normal e desemborcar e reembarcar novamente deve (ou deveria) ser uma manobra básica sabida por todos que se aventuram a sair para umas remadas. 



                                                      Defensas

            Eu gosto de usar motor, e para não encharcar muito ele de água salgada (rs) quando saio com mais alguém, costumo usar um par de defensas nas laterais do caiaque, que servem como flutuadores. Talvez não seja a solução ideal pois as defensas geram um certo arrasto, porém o ganho que se tem em estabilidade é enorme e o passeio fica bem mais tranquilo. O sistema é simples, de fácil instalação, não há o menor risco de avaria estrutural no caiaque e também não atrapalham as remadas. Prendo as defensas com uma cinta de carga e dois cabos/cordas de 4 mm.

          No teste mais recente, a bordo estávamos eu e minha namorada, fiz questão de ficar paralelo às ondas, próximo a uma arrebentação. As ondas íngremes passavam sem a menor chance de nos emborcar. O que antes me deixaria em estado de alerta transformava-se agora em uma nova diversão!  











Nenhum comentário:

Postar um comentário